O negócio do terror: crescer não exige conquistar todo mundo

O que o terror ensina sobre atender um nicho, preservar margens e crescer sem tornar a operação cara demais.

13 de outubro de 2026 · 6 min de leitura
O negócio do terror: crescer não exige conquistar todo mundo

O negócio do terror: crescer não exige conquistar todo mundo

Um espectador paga o ingresso para levar susto. Outro não entraria naquela sala nem de graça. Para quem vende terror, essa rejeição não é necessariamente um problema: o desconforto que afasta parte do público é justamente o que leva outra parte à bilheteria.

Quem empreende poderia prestar mais atenção nisso. Nem sempre o próximo passo é convencer quem nunca quis comprar de você. Às vezes, é atender melhor quem já compra e encontrar mais gente com a mesma necessidade, sem montar uma operação cara demais para a receita que ela consegue gerar.

Eu desconfio de planos de expansão cujo principal argumento é “assim vamos atingir mais pessoas”. Antes de ampliar o cardápio ou lançar uma linha para todo mundo, olharia para o que sobra de cada venda e para o esforço necessário para repeti-la. Popularidade impressiona. Uma operação rentável paga as contas.

Quem compra o susto não quer que você o retire

Quem procura terror espera alguma dose de tensão, desconforto ou medo. Suavizar tudo para agradar a quem rejeita o gênero pode tirar do filme justamente aquilo que seu público queria encontrar. A tentativa de conquistar os resistentes acaba frustrando quem estava disposto a pagar.

Isso não torna todo filme de terror barato ou lucrativo. O ponto é mais restrito: a rejeição de quem está fora do público pretendido, sozinha, diz pouco sobre a viabilidade comercial de um produto.

Pense numa oficina especializada em câmbio automático. Diante de um defeito, o motorista pode preferir quem conhece bem aquele sistema a uma oficina que promete resolver qualquer coisa. A especialização ajuda a reduzir a insegurança da escolha, mas precisa aparecer no serviço; a placa na fachada não basta.

O mesmo raciocínio cabe numa confeitaria voltada a pessoas com restrições alimentares ou num software de gestão para clínicas. São possibilidades de negócio, não garantias de sucesso. O que as sustenta é a capacidade de resolver um problema pelo qual existam clientes dispostos a pagar.

Aqui mora uma confusão frequente: especialidade não é sinônimo de paixão do dono. Você pode conhecer profundamente um assunto e ainda assim não encontrar demanda suficiente para remunerar seu trabalho. Gostar do que faz ajuda a continuar; não fecha a conta por você.

O cardápio cresceu. E a cozinha?

Imagine uma pizzaria de bairro conhecida pela entrega pontual e por poucas opções bem executadas. O proprietário decide acrescentar hambúrgueres, pratos executivos e sobremesas elaboradas. No papel, a ideia parece boa: agora a casa disputa outras refeições e alcança quem não estava pensando em pizza.

Só que o cardápio chega à cozinha. Entram ingredientes, equipamentos e preparos que a equipe precisa aprender a coordenar. O estoque fica mais difícil de controlar, o desperdício pode aumentar e, se a pizza começar a atrasar, a expansão terá piorado a experiência de quem já sustentava a casa.

O exemplo é hipotético, mas o conflito é bem concreto. O faturamento adicional precisa pagar a complexidade que trouxe, inclusive aquela que aparece como sobrecarga do gestor e queda na qualidade do serviço. Vender mais pode dar mais trabalho sem deixar mais dinheiro.

Há bons motivos para diversificar. Depender de poucos compradores ou de uma única categoria deixa a empresa exposta, e uma oferta mais ampla pode aproveitar uma estrutura que já existe. Uma padaria pode encontrar espaço para vender em diferentes momentos do dia sem precisar reinventar toda a operação.

Minha discordância é com o salto entre “mais público” e “melhor negócio”, como se uma coisa levasse automaticamente à outra. Se cada novidade exige quase outra empresa por trás, eu pisaria no freio. Talvez o plano esteja acumulando problemas, não construindo crescimento.

Antes da expansão, olhe para quem volta

Elogio não é pedido de compra. Antes de investir numa nova frente, eu observaria o comportamento dos clientes: quem volta, quanto tempo leva e o que faz essa pessoa escolher a empresa de novo. Também tentaria entender quanto custa, em dinheiro e esforço comercial, conseguir essa nova venda.

A recorrência não precisa vir de uma assinatura. Pode estar na manutenção de um equipamento, na reposição de um produto ou num serviço periódico. Mas não deve ser tratada como garantida só porque a necessidade reaparece: o cliente pode adiar a compra ou procurar um concorrente.

Depois há o dinheiro que sai antes de qualquer retorno. Estoque, contratação e máquinas podem exigir desembolsos imediatos, enquanto a receita demora a entrar. Numa empresa com pouco capital de giro, esse intervalo pode tornar uma boa ideia difícil de sustentar.

A atenção do dono também entra na conta, embora raramente apareça no orçamento da expansão. Enquanto ele cuida da nova frente, alguém precisa acompanhar a operação principal. Caso contrário, a cobrança pode vir em forma de atrasos e clientes que deixam de voltar.

E precisa sobrar margem. Depois dos custos e das despesas variáveis de cada venda, a contribuição restante deve ajudar a cobrir os gastos fixos e gerar lucro. Desconto agressivo, logística cara ou atendimento trabalhoso podem encher a agenda sem melhorar o resultado.

Por isso, prefiro um teste pago e limitado a uma grande estreia apoiada em entusiasmo. Uma oferta menor permite observar tanto a disposição de compra quanto os problemas da entrega. Não elimina a incerteza, mas evita transformar toda suposição otimista em custo fixo permanente.

Ser especialista não obriga ninguém a ficar pequeno

Uma empresa pode crescer atendendo mais gente com o mesmo problema. Pode melhorar a distribuição ou oferecer um serviço complementar que seus clientes já procuram. Nada disso exige abandonar o que ela sabe fazer bem.

Também não compro a romantização do nicho. Há mercados pequenos demais, demandas em queda e operações dependentes de poucos compradores. Se o preço que o cliente aceita pagar não remunera o negócio, insistir na especialização pode ser uma maneira elegante de adiar uma mudança necessária.

Nessa situação, ampliar a atuação merece consideração. Eu começaria pelas necessidades próximas das que a empresa já resolve, em vez de correr para a categoria que parece mais popular. Aproveitar competências reais não garante o acerto, mas dá ao teste um ponto de partida menos frágil.

O terror ajuda a separar duas coisas que costumam se misturar: quantas pessoas poderiam gostar de um produto e se existe um público suficiente para sustentar sua oferta. Você não precisa converter todo indiferente. Precisa servir bem quem tem motivo para comprar, por um preço que permita continuar.

Antes de tentar conquistar quem nunca entraria na sua sala, olhe para quem já comprou o ingresso. Talvez o crescimento esteja em dar a esse público mais razões para voltar.

Fontes consultadas

  • The Verge — referência indicada na pauta. Como o link específico da reportagem não foi fornecido, nenhum dado ou afirmação deste artigo foi atribuído ao veículo.
#Empreendedorismo#Negócios de nicho#Crescimento#Rentabilidade#Gestão
Newsletter

Receba ideias mais inteligentes para o seu marketing.

Análises, ferramentas e estratégia direto da Império. 
Sem ruído.

Sem spam. Cancele quando quiser.