Sua marca vende a categoria ou dá motivos para ser escolhida?

Educar o mercado gera interesse, mas construir preferência exige uma promessa reconhecível e comprovada na prática.

16 de outubro de 2026 · 6 min de leitura
Sua marca vende a categoria ou dá motivos para ser escolhida?

Sua marca está vendendo a categoria — ou sendo escolhida?

A pessoa assiste ao seu anúncio, reconhece um problema que vinha adiando e decide que precisa daquele produto. Abre uma busca, compara ofertas e compra do concorrente. Você pagou para despertar o interesse. Outra empresa ficou com a venda.

O incômodo é que isso pode acontecer enquanto o relatório de marketing parece ótimo. O vídeo foi visto, os comentários demonstram interesse e a campanha recebe elogios. Só falta a ligação entre “preciso disso” e “quero comprar de você”.

Eu defendo o investimento em educação do mercado. Mas ensinar o consumidor, por si só, não constrói preferência pela sua empresa. Sem uma razão reconhecível para escolher você, a demanda que sua campanha ajudou a criar pode acabar nas mãos de quem é mais conhecido, cobra menos ou está mais fácil de encontrar.

Troque o logotipo e veja o que sobra

Imagine uma empresa de software de gestão ensinando pequenos empreendedores a abandonar as planilhas. Ela mostra o retrabalho de conferir informações manualmente e os problemas de um estoque desorganizado. É uma explicação útil, ligada a uma dificuldade que o dono do negócio conhece bem.

Agora troque o logotipo no fim do anúncio pelo de um concorrente. Se a peça continuar fazendo o mesmo sentido, há um sinal de alerta: ela está defendendo a categoria com mais força do que está construindo preferência pela marca.

Não acho que todo conteúdo deva terminar em demonstração comercial. Mas a explicação precisa ter alguma relação com o que a empresa faz de fato. Pode ser uma decisão de produto que facilita a vida do cliente ou uma forma de atender que ela consiga mostrar, em vez de apenas prometer.

No exemplo do software, “organize sua empresa” cabe na publicidade de quase qualquer fornecedor. Mostrar o dono de uma loja conferindo o estoque pelo celular, sem interromper a conversa com o cliente, dá substância à promessa.

Isso só vale se a operação for realmente simples naquele produto. E, mesmo assim, talvez os concorrentes ofereçam a mesma facilidade. O exemplo torna o benefício concreto; ainda cabe à marca mostrar por que merece ser escolhida.

Ensinar por que uma solução importa é uma tarefa. Fazer o comprador lembrar da sua empresa na hora de contratar é outra. Uma boa campanha deveria tentar cumprir as duas.

Ensinar o mercado tem um custo que o relatório nem sempre mostra

Há uma objeção justa: certas empresas precisam explicar a categoria antes de conseguir vendê-la. Quem oferece algo pouco conhecido não resolve a falta de compreensão com um slogan melhor. Primeiro, o consumidor precisa entender para que aquilo serve e por que pagaria por isso.

Concordo com essa necessidade. Discordo quando ela vira desculpa para deixar a construção da marca para depois, sem data para começar.

Ao ensinar alguém a contratar um seguro, por exemplo, você também abre espaço para qualquer seguradora que essa pessoa encontre na sequência. Se o conteúdo termina na explicação sobre proteção financeira, sua contribuição pode acabar justamente onde começa a comparação entre fornecedores. A partir daí, uma cobertura mais adequada ou uma contratação mais fácil pode decidir a compra.

Quem já tem reconhecimento e distribuição pode aproveitar o trabalho educativo feito por outra empresa. Isso não transforma educação em desperdício, mas muda a maneira de avaliar o investimento. Interesse pelo assunto não é a mesma coisa que interesse por quem publicou.

Também não faz sentido esconder conhecimento por medo de ajudar o concorrente. Conteúdo raso dificilmente inspira confiança. O que defendo é ensinar de um jeito coerente com a proposta do negócio: se sua empresa promete simplificar a contratação, o conteúdo deve ser claro, e o contrato não pode desmenti-lo.

O concorrente pode copiar o tema do artigo. Sustentar a promessa na operação inteira dá mais trabalho.

Uma promessa precisa de dono

Uma vantagem que o comprador não associa à sua empresa fica disponível para qualquer um. Por isso, argumento de venda e identidade de marca precisam trabalhar juntos. Um dá motivo para prestar atenção; a outra ajuda a lembrar em quem prestar atenção.

O Nubank ilustra essa relação. Seus serviços financeiros pelo aplicativo aparecem associados a uma identidade visual centrada no roxo. A conveniência pode atrair o consumidor, enquanto a identidade ajuda a ligar aquela experiência a um nome.

Não se deve tirar daí a conclusão de que uma cor produz preferência sozinha. Uma oferta ruim continua ruim, por mais consistente que seja sua apresentação. Os sinais de marca ajudam no reconhecimento; produto e serviço precisam justificar a escolha.

Nas Havaianas, os diferentes modelos, cores e estampas dão à comunicação algo concreto para mostrar. A escolha pode passar pelo gosto de quem compra, e não ficar restrita à função básica de calçar os pés. O argumento está no próprio produto.

Para uma empresa menor, a lição não é imitar o investimento dessas marcas. É parar de tratar identidade, venda e atendimento como assuntos que não se encontram. De pouco adianta uma fotografia que sugere cuidado se a descrição deixa dúvidas e ninguém consegue explicar a troca.

A promessa precisa ser reconhecível antes da compra e verificável depois. Quando a experiência desmente o anúncio, a empresa perde o argumento que tanto trabalhou para construir.

O cliente aprendeu sobre o problema. E sobre você?

Comece pelo motivo de preferência que sua empresa consegue sustentar. “Qualidade, inovação e atendimento” diz pouco: qualquer concorrente pode escrever isso na apresentação. O comprador precisa entender o que muda para ele.

Uma assistência técnica pode ensinar manutenção preventiva e mostrar como apresenta o diagnóstico antes de pedir a aprovação do orçamento. Nesse caso hipotético, o conteúdo oferece uma amostra da transparência que o cliente deve esperar do serviço.

Uma escola pode explicar como avaliar um curso e deixar o interessado conhecer sua maneira de ensinar. Mas a prova precisa corresponder à experiência real. Uma aula de apresentação excelente não compensa um curso que entrega outra coisa.

Depois, investigue o que ficou na cabeça do público. A pessoa entendeu melhor o problema, mas lembra quem explicou? Quando considera sua empresa, consegue dizer por quê? São respostas diferentes, e um indicador de engajamento não dá conta de todas elas.

As conversas comerciais também ajudam. Preste atenção aos motivos espontâneos de procura, não só às respostas que aparecem quando o vendedor sugere uma vantagem. Se todo contato começa e termina no preço, talvez a comunicação esteja despertando necessidade sem transmitir um valor específico. Não é um diagnóstico automático, mas merece investigação.

Ser menos substituível não significa escapar da comparação ou cobrar o que quiser. Significa chegar à decisão de compra com algum motivo a seu favor, além de estar disponível.

Você pode continuar educando o mercado inteiro. Só não deveria confundir uma plateia mais informada com uma marca mais desejada. Depois de aprender com você, o cliente tem uma razão melhor para escolher sua empresa ou apenas ficou mais preparado para comprar de qualquer uma?

Fontes consultadas

#Branding#Marketing#Conteúdo#Diferenciação#Experiência do cliente
Newsletter

Receba ideias mais inteligentes para o seu marketing.

Análises, ferramentas e estratégia direto da Império. 
Sem ruído.

Sem spam. Cancele quando quiser.